3 de janeiro de 2009

Responda rapidamente: o seu time é grande?

BLOG, Ludopédio, Mengão

Por Humberto Teixeira Junior

Em 1987, numa tentativa de organização e moralização do futebol brasileiro, foi criado o Clube dos Treze, que logo passou a ter 16 integrantes, mostrando de cara que neste país havia mais do que 13 times chamados grandes. Mas como estão hoje essas equipes? Onde está o Bahia, campeão Brasileiro de 1988? Quem saberia responder há quantos anos não pisa no gramado do Maracanã? O fato é que o campeonato de pontos corridos provocou grande mudança no cenário nacional. Muito time médio passou a jogar de igual para igual, e antigos campeões conheceram o gosto amargo do rebaixamento. (continua aqui)

Mas nem tudo são espinhos. Alguns entenderam o conceito, e já reservaram lugar de grande nesta nova era. Nesse aspecto, o São Paulo sai na frente: tem uma estrutura invejável, estádio para 60 mil pessoas, o departamento de futebol atua com autonomia em relação ao clube. Vende bem, em euros, jogadores feitos em casa ou comprados a preço de banana de outros clubes brasileiros. Realza fenômenos, como valorizar o zagueiro Breno e passá-lo um ano antes por valor próximo ao que o Fluminense conseguiu recentemente pelo excelente Thiago Silva. Tem treinador de ponta e consegue mantê-lo por quatro anos, independentemente de o mesmo ser o inimigo número um da imprensa esportiva. Conta com o apoio da poderosa Federação Paulista, que durante toda esta década influenciou fortemente na CBF e na comissão de arbitragem. Afinal, desde que futebol existe, árbitro sempre apitou a favor de time grande. Não bastasse tudo isso, numa jogada de craque, seu departamento de marketing está diretamente ligado à Afrika, uma das expoentes no merchandise no Brasil. Como onde há alguém competente, sempre tem vindo um a reboque: o Palmeiras já fala numa nova arena e o desorganizado Corinthians, apoiado na força que o Estado de São Paulo representa, procura se levantar da crise. Logo, os três paulistanos estão buscando espaço na nova ordem.

O Sul também dá sinais de vida. Claramente, as maiores revelações do futebol Brasileiro nos últimos dez anos surgiram em gramados dos pampas. O Inter tem um belo estádio e a camisa encarnada, que foi envergada por Carpegianni, Figueroa e Falcão, hoje vai a campo com Nilmar, Alex e D’Alessandro, três dos melhores jogadores em atividade no país. O esquema de sócio-torcedor, onde em troca de uma mensalidade o torcedor garante seu ingresso, funciona muito bem e garante a receita. Entenda-se que o sócio-torcedor não é sequer sócio do clube, freqüentador de piscina etc. Ou seja, novamente é o futebol se desvinculando da administração do clube. Apesar disso, o Inter tem uma questão a resolver: hoje, ainda é um clube regional, sem uma torcida a nível nacional. Isso já não é problema para seu rival. O fato é que a raça de jogadores como De Leon e Renato, e o posteriormente o time montado por Felipão, que desafiou rivais como Flamengo, Palmeiras e Corinthians, garantiu ao Grêmio Portoalegrense uma fatia da torcida brasileira. Hoje, o Grêmio joga suas fichas na possível construção de um novo estádio, que disputará com o Beira-Rio o direito a ser sede da Copa de 2014. Se ganhar o páreo, o Tricolor Gaúcho entra de vez nos grandes da nova era.

Minas está bem representada pelo Cruzeiro. O time azul tem dinheiro, estrutura, e consistentemente chega entre os primeiros no campeonato. Pontos corridos e vaga na Libertadores mudam o conceito passado, dos estaduais, de que só vale se for campeão. Agora, o importante é estar todo ano entre os primeiros. Quanto ao tradicional Atlético Mineiro, parece fadado a ser o ex-grande. Na atual fase, só resta a sofrida e apaixonada torcida, mas será que ela resistirá ao chororô do Bebeto de Freitas? Quem viver, verá… por hora, melhor comer um pão de queijo e tomar uma pinga, porque ninguém merece.

Mas, atrás mesmo, está o Rio de Janeiro. Quem continuará a ser grande por aqui? A insossa federação cada dia mais orfã da época em que Otávio Pinto Guimarães dava as cartas no futebol brasileiro. O Vasco é terra arrasada pelo o Cartola do Mal, se é que existe algum do Bem. Hoje, está livre do Eurico, porém, com dirigentes que beiram a ingenuidade, sendo esnobados pelo “craque” Jaíton e contratando Leo Lima como solução. O Flu é um balcão de negócios. Há três anos monta e desmonta times, a bel prazer do patrocinador. O dia que a Unimed se for, a banca quebra. Não tem estádio. Quer o consórcio
no Maracanã, mas não percebe que lá só não é campo neutro se o estiver lotado. E para a torcida tricolor lotar Maracanã, só com time muito bom, o que não é o atual caso. Parece que o Flu jogou sua grande chance fora, nos pênaltis, contra a LDU. Ao perder a decisão, também desperdiçou a oportunidade de avançar definitivamente para a nova era.

Apesar de todas as dificuldades financeiras, a melhor aposta do Rio ainda é o Fla. Para tal, é necessário separar o futebol da falida administração do clube. Parar de brigar em vão com a CBF, pois não há retorno prático para os devaneios revolucionários do Márcio Braga. Cumprir contratos com patrocinadores até o final, evitando que a marca caía em descrédito. Vender jogadores na hora certa e por preço justo. Conseguir parceria para ter estádio, um alçapão onde as bandeirinhas vindas de Rondônia não decidam jogos, anulando gols legais, vide Fla x Vitória em 2008. E principalmente, ganhar força no departamento de marketing, seguindo o exemplo do São Paulo. Nos programas de Futebol nas rádios Paulistas é comum ouvir referência aos gigantes do futebol brasileiro. Segundo eles, o gigantes são Palmeiras, São Paulo, Corinthians e o FLAMENGO. Ou seja, nem os inimigos podem ignorar a força da torcida rubro-negra. Mas temos sempre que lembrar que apenas um quinto dessa massa, reside no Estado do Rio de Janeiro. Logo, na nova ordem, para manter uma torcida a nível nacional, é preciso ganhar fora do Rio. Estadual não basta mais. Copa do Brasil alivia, mas não resolve. Tem que encarar os pontos corridos, aprender a jogá-los, e voltar a dominar o cenário nacional!


10 comentários para “Responda rapidamente: o seu time é grande?”

  1. Lucio disse:

    muito boa a coluna. Analise com isenção.

  2. Washington (Shock) disse:

    Bom artigo, desfecho já preparando uma segunda publicação… Te cuida Renato Maurício Prado

  3. Pedro disse:

    Betao, excelente matéria, anos de gramado. Já pode se candidatar ao Bem Amigo no lugar do mala do Galvao. abracos

  4. Ricardo Bethlem disse:

    Betão, belo texto. Parabéns!

    Eu já penso que esse modelo aí existente hoje vai nos levar a uma situação idêntica à Europa. Dois ou três times dividindo o título, isso se não virarmos uma França, com o São Paulo se tornando o nosso Lyon.

    Nosso país é muito grande e não pode viver só de 2 ou 3 clubes grandes.

    Nosso futebol está na várzea, nossos grandes jogadores foram formados lá e para isso precisamos ter os clubes dito pequenos fortalecidos, mas infelizmente esse modelo atual vai matar um a um esses clubes. E vai atingir clubes outrora grandes também, pode escrever aí.

    Tanto é que o nível de formação de jogadores hoje é horroroso e só vemos a “produção em massa” de jogadores tipicamente voltados para o comércio com o mercado europeu.

    Grande abraço

    Rico

  5. Cesar disse:

    Grande BetoJr!!!!

    Apesar do fanatismo rubro-negro, a matéria este muito boa!!!

    Parabéns!!!

  6. Werlen disse:

    Não se pode confundir torcida grande com a grandeza de um time. Grandes times já foram rebaixados ou ficaram próximo. Títulos nacionais e a projeção internacional é o que importa. Faz tempo que times do Rio de Janeiro não ganham nada. Até o menguinho se apaga diante da organização dos clubes de outras regiões do Brasil.
    Boa matéria!

  7. Sérgio Bittencourt disse:

    Excelente o artigo, parabéns!!!

    Aproveito para responder de maneira bem clara a pergunta título: o meu Mengão não só é grande, como é o maior!!!

    Apesar do futebol do Rio viver um momento sinistro, nossa entidade suprema saberá contornar essa conjuntura desfavorável para voltar ao seu lugar de direito - o topo. O Mengão ser o maior é algo que não depende de coisas como estrutura, marketing, resultados momentâneos, etc. É algo definido em um plano superior, é a luz que timinhos que vivem na caverna de Platão jamais verão…

    Abraços!

  8. Serra disse:

    Beto,
    mandou bem !! Como vc sabe tenho um certo apreço pelo Flamengo e entendo a expectativa pelo retorno aos bons tempos da era Zico. Mas infelizmente não vejo como com esta geração de dirigentes encabeçada por Márcio Braga, Kléber Leite e companhia. Aliás, o maior problema dos clubes cariocas está justamente nos chamados dirigentes. Veja o caso da nau vascaína !! Mudamos de Eurico Ali Babá e seus quarenta ladrões para Bob Dinamite e seus quarenta trapalhões !!!

    Só nos resta rezar para que São Sebastião tenha piedade desta nossa cidade e mande um raio na cabeça destes dirigentes.

    Um grande abraço,
    Serra

  9. Serra disse:

    Beto, vc tem razão. É impressionante a perda de prestígio dos times cariocas Brasil afora. Viajo muito e cada vez mais vejo a molecada usando camisa do São Paulo, Palmeiras, Grêmio, etc… Estive outro dia em Santa Catarina, aonde sempre predominou a força dos times do Rio, principalmente Vasco e Flamengo. Estava conversando com um senhor, vascaíno, que lembrava que no tempo em que era piá (garoto na língua gaúcha) ele ouvia pelo rádio, com o pai, os jogos do Rio. Eram os tempos da transmissão em ondas curtas e ele me disse que o pai ficava andando pelo quintal com o rádio no ombro procurando as tais ondas que, talvez por serem muito curtas, sumiam e demoravam a voltar. Ele sabe os times do Rio do final da década de 50 e início da de 60 de cor. Tem como grande ídolo da época o Coronel, grande lateral esquerdo vascaíno, que formou uma zaga para deixar babando de saudades qualquer vascaíno que se preze e tenha assistido a vergonha do ano passado: Paulinho de Almeida, Bellini, Orlando Peçanha e Coronel. Todos seus amigos de infância torciam por um time do Rio. Me falou com tristeza que seus dois filhos, de 14 e 16 anos, torcem pelo São Paulo. E a maioria dos colegas dos filhos também torcem por times de São Paulo ou do RS. Estamos assistindo o declínio do prestígio do futebol carioca Brasil afora mas o que importa é que o Bangu conseguiu de forma “brilhante” o retorno à elite do futebol carioca. O resto é conversa para boi dormir !! O problema é que enquanto dormimos o boi e vaca estão indo para o brejo !!

    Um grande abraço,
    Serra

  10. Felipe Castello disse:

    Texto medíocre e visão limitada!!! tenta fazer melhor!!!

Deixe um comentário


Séries

  • Aventuras de um Zé Pereira
  • Urubucamelô
  • Maracatron

Blogs

Blog Antigo

jessica biel bud tupe 8.com animal.seks carmen diaz photo gallery www.malemodelsnude.com bonnie wright en bikini pantie pics www.xhamster.com amateu superhead video domaci filmovi za gledanje shakira naked muscle woman tube nudeafricans shylastyles tyra banks nude www.nudes.com young fatties . com beth chapman nude pussy cream schoolsex www.porn tube 8.com keralaeurotica ifeelmyself tube labia majora you porno.com xx n x nipleslip zeb alley www.keezmovies. www.red tupe .com porna nastia liukin assunta de rossi www.keeze.com got pornosu jill st johnnude phimconheo wwwbollywoodsexcom youramature nude indian actress andrearincon.com. vicky la matta thriller dance moves monika vesela mike 18 felicitari de zi de nastere pinoy scandal seen on xxx porn.com wwwredtube.c0m www.selenaspice.com penthhouse sharra kris linda hogan pictures wether.com tamilsexstorys playboygirl www.arab-tube.com vanessa hudgens photo gallery aya sumika nude mmm100 sharemywife.com ronis paradise cote de pablo nude photos tamil sex stories in tamil alaina huffman nude green toons video sexflv.com nude women pictures www.niurka marcos cojiendo helena karel www.rettube.com flashing truckers.net montanadeleon you porm kristy joe melinda culea dorothy stratten pink world alana dante itottube proud family hentai stephanie beacham nude gexo.com redtube.lk wwwyoutubeporn.com www.jizz.hut.com avizoon vica andrade desnud momstube marketa belonoha cote de pablo nude pics courtney thorne-smith nude redtuve com petardas .com denise masino clit paulie perrette keezmovie. com nude penelope menchaca sex.com.ph lynda carter nude hot emma watson pictures www.xvideo.com. famlyporn www.freeporncom ls bbs sextupe www.you porn vivian hsu nude potty.org male bulge tube8com big naket woman cybergirl.com pornohube lingrie www.tube8sex unblock me game katy segal nude althea flynt nudehot women pornoamatures marianna cordoba rachael ray nipples xtube video youponr.com undressing women kiki kannibal xxxxporn severinavuckovic phproxy url juicyclips.com erica ellyson naughty american.com. loli nude melora hardin nude nicole marie lenz www.gaywix-com yutube loguestbook carmela de cesare youtub sex.lk www.oldmensex.co rawtube 4 www.youporm.com naughtyamerica. com superwebgirls porno animal.com aureen mccormick naked modles safadas nude female midgets www.nakedgirlscom men bulgs tube beach postyourgirls haydn porter little lupe videos nude wrestlng pornorama com brandy robbins keez m0vies.com hard nipples tube8gay nudewomens southern brooke teri harrison mya rudolph nude audrey bitoni www slut load.com yuprno.com yu porn.com tegan presly emma watson sex videos a. j. cook nude blazzers emma watson fake pics joanna shari bustedcelebrity chyler leigh nude saniyamirza hanna montana nude vtunnel selena gomez is naked freeporn.c0m tue8 young nude alison sweeny nude pink word.com seks video 2009 xvidioe.com crazyxvideoscom russian nymphet nepalmodel.tk camale toe youtube pinoy hannah montana nude www.redtub.ca www.nudedance anna nova schoolgirltits www.cam4-com matures.com funny things to say on facebook giada de laurentiis nude mizuki horii tamilblufilm peg perego strollers www.free.stream.tv wwwcliphunter nude pictures of deelishis jayne mccloud 8 sex tube eric mccormack naked www.cam.4 caitlin lowe boyfriend sextubes youprn.com. w-w-w-redtube-com wwwyoutubeporn.ro hermione nuda littelupe.com www.fakepix .com penelope mechaca desnuda constance marie nude body painting pictures eufrat www.sharemywife.com free porn pornhhub.com xlxx.com www.sonarasex.com the cunttt.com www.all analsex.com sharingmywife.com truyen loan luan sex vido myfriendshotmom .wordsex.com rika nishimura yuotube sex solo wife. com www pornorama.com erin andrews nude video adultloop farang ding free brazzers video home family sex tube fake celeb choc magazine jennifer aniston young she boy seksporno tub 8 com www.xxvideos.com xnnx. pinay hubad charo nude sexy furry beastube indian tube 8 www sex comtr jock sturges photos brandi corbin lebians milena velba nuda netvideogirls xhampster.com oldmansex katia corriveau wet circle www.tube8.com.br www.j o g g s.com sex 4arab red tube.com. www.youpor freesex www.milena velba.de jobs for 13 year olds www.redtupe.com www porno hud sex con animales you pornu www.blueflim.com teenfilipina little girlsporn kerala erotica.net tube365.com haeven666 allison stokke felicia romero wwwxtube.com pichunter sexy movies.com xvideos. com trooper tube sexy movies of hollywood muysorras.com www.sonara.net nude little girl www.xhamster.c0m isteamy registration code petite mature giana michaels www.red tub www.sex.tube.com www.homealone.com six animal freestream tv. gormiti usa mileydressup nude soap stars cynthia romero ww.keezmovies.com pilar lastra nude youporno.ch youtube pinoy scandal wwwanimalpassion.com nun fucking sexusa www.toube 8.com hotmatch www tube 8com sexstation playboy mariah carey play boyxxx 100nonude.com wwwyouporn com www.sexy home alon.com wwwxvidio.com tiffany pollard nude pics pink.word.com sexydesktop wwwpornocom mothertube ask jolene tube8.com black girls tribbing gay xtube youuporn www sex com mr.snak.com wwwsex xl xx tweet-r.com bakugan battle brawlers naked www.blue film hiromioshima kelly trump animalsex video dwayne harper camp yiffy sexmexdivas heshe tube nudestube.com nudegallery barbara eden naked free brazzers.com humor on.com www.smutgranny.com mr hands video fabiola diaz tube8 .com tight ass www.tamilsex. fucking women sarah beeny www.tube8.com.ar eskimotube nouty america bustedcelebrity.com selena gomez nuda palcomix nudebody joggs chat roulette girls fakes de selena gomez porhub videos 8tube videos koreanude inger stevens nudemodels phillies radio broadcast sexy hot kiss www dreammovies.com milena velba tube lauren jackson nude nude picture of cote de pablo noughty america man upsers.com www.shownonefukt.com women wet panties indian tube8 kieezmovie layla kayleigh nude homemadeporn tennporn nude japanese girl brzzers son tube www.tubesexy.com phatzane sexpages vannawhitenude pornanimal www.yuopor cream pie tube pornhost.tv tamilsexmoves bryce harper scouting report merilyn miley cyrus fakes nude lisalacey gabriella drake youtube pink word.com www.xvedeo com pornorama.c0m menspenis ailin mojica desnuda mia st. john nude 1 night in paris alyx vance hentai stile media iceage3games.com wwwsex .com keez porno www.penelopemenchaca.com animailsex.com antarvasna coccosworld nude emma watson xlxx 2009 you toube8 carmella bing dads sex tube kelly ripa admin login.asp porno animal maura rivera nude free brazzers potty.org. korean nude sania mirza blue film www sexocean.com pakistansexvideo the pain olympics video ursula andress in playboy camille keaton nozomi.kurahashi www.sexyvideo.com hentiaville linda blair nude brazzers free video.com dana delany legs photos naturistes mplstudios carrie westcott thehun yellow pages urdu sexy stories jayne kennedy nude kinxxx pornforfree sistertube dominica davis you tubepinoy young models no nude tube8.com. heather grahm kathy lee gifford fakes chyna playboy porm hub macizorrascom benazirnude nude rock of love www.tube8.come nn models ali larter 3 way pauley perrette nude fake bbwtube zoo tube 365 com