Revista Zé Pereira
Compre Aqui
Embarque

Mal Necessário

O ataque dos telepatas assassinos

Arnaldo Branco

Um belo dia googlava meu nome e lá pela terceira página de referência achei um link para "Arnaldo Branco" na Wikipedia. Alguém tinha escrito um verbete para "o criador do Capitão Presença". Mas dias depois estava fora do ar, porque alguns carinhas que ajudam a manter o site livre de informações falsas e links irrelevantes deram parecer negativo. Um deles até escreveu: "egotrip".

Um cara que googla seu nome até a terceira página de referência não tem mesmo muito como se defender de acusações de egotismo, mas a verdade é que não tinha escrito o tal verbete. E a sentença equivocada me chamou a atenção para como a psicologia de boteco é algo tão entranhado em nossos cérebros que nos permitimos aplicar o método até sobre pessoas e situações que desconhecemos completamente.

Tente ler uma crítica de cinema livre de teorias psicanalíticas furadas em que as intenções do diretor são dissecadas por um resenhista provavelmente paranormal. Ou um livro de marketing que não apele para adivinhações dos desejos do cliente ou baboseiras de auto-ajuda de eficácia 100, segundo o autor. Ou manter um namoro de mais de um mês sem pelo menos uma temporada de joguinhos mentais.

Os psicólogos de araque sempre sabem o que se passa na cabeça das pessoas, e às vezes na intimidade também. Por exemplo, a falta de sexo é um diagnóstico muito popular entre eles, mormente para a análise do caso de mulheres mal-humoradas. Bem, talvez façam essa ligação baseados em experiência própria.

A verdade é que sempre estranhei pessoas que procuram ajuda da psicanálise, mesmo a oficial, porque tinha a impressão que lhes faltava referencial - achavam que a desordem natural do mundo estava somente na cabeça delas. Agora que também fiz algumas sessões, tenho certeza.


Concorrência desleal
A morte do sapo
Disposição contrária
To be or to appear to be, that is the etc etc
Kill kill kill the poor
As portas da percepção
Home of the brave, land of the free
Patrulha de Elite
A questão do conteúdo
A inteligência em mãos erradas
O Brasil é um país sem o que mesmo?
Coleção primeiros passos: o que é didatismo
Humor anal
Um mundo de possibilidades
O Homem superando os meus limites