Revista Zé Pereira
Compre Aqui
Embarque

Mal Necessário

Disposição contrária

Arnaldo Branco

O ditado diz: a razão dá-se a quem tem, seguindo a mesma lógica do capital acumulativo. Mas no Brasil, país de inovações ideológicas como a indignação seletiva, vigora um sistema mais humano de distribuição de razão, vinculado à alternância de poder. Funciona assim: quem está na oposição está certo e acabou.

Assim como a Itália tem quatro anos de posse da Copa do Mundo, a direita (OK, desculpa, idiota da objetividade que mora dentro da minha cabeça, o que se convencionou chamar direita) está com a razão até as próximas eleições. Já esteve com o PT, lembram? Por tanto tempo que os caras passaram a se achar donos definitivos da verdade, e ainda deve ter militante tentando a ganhar a custódia pelo menos por usucapião.

Não é a toa que todo ex-ministro ou vira consultor ou comentarista político, mesmo que sua gestão tenha sido desastrosa. Como culpá-lo? Ele era só um pobre poderoso, não podia saber exatamente o que estava acontecendo. A situação política nacional é como uma calcinha, a visão privilegiada é mesmo por baixo.

Toda história tem dois lados, e geralmente ganha o que pagar mais, mas é melhor não defender o seu se você é simpatizante do governo. Hoje os fãs do FHC estão com a bola toda, mas se esquecem que na eleição de 2002 até o PSDB quis se fazer passar por oposição.

Acho que por isso é que a expressão para político honesto é "reserva moral da nação" - porque se o carinha subir pro time titular, é batata, vai levar vaia. E também é por isso que gente do naipe do Cesar Maia (ou do Zé Dirceu quando era do time contra) acha que pode dispor da moralidade alheia como se a sua estivesse zero bala.

Vale para a política nacional a frase do Groucho Marx sobre o show business: "estou há tanto tempo nesse negócio que a Doris Day ainda nem era virgem".


O ataque dos telepatas assassinos
Concorrência desleal
A morte do sapo
To be or to appear to be, that is the etc etc
Kill kill kill the poor
As portas da percepção
Home of the brave, land of the free
Patrulha de Elite
A questão do conteúdo
A inteligência em mãos erradas
O Brasil é um país sem o que mesmo?
Coleção primeiros passos: o que é didatismo
Humor anal
Um mundo de possibilidades
O Homem superando os meus limites