Revista Zé Pereira
Compre Aqui
Embarque

Mal Necessário


Home of the brave, land of the free

Arnaldo Branco

As pessoas chamam a internet por extenso de "Território Livre da Internet". Bem, pelo menos o Ancelmo Gois chama. OK, mau exemplo de pessoa.

A Coréia do Norte também se chama República Popular Democrática da Coréia, e tente dizer o contrário para o Kim Jong-il. Assim como na Coréia, na internet uma opinião divergente não pode passar impune. Uma idéia na internet vive em um Estado Policial, acossada por vigilância constante. Experimente soltá-la sozinha em um blog ou lista de discussão, a coisa é pior que o Gueto de Varsóvia depois do toque de recolher.

O debate Online tem regras de etiqueta bastante sutis. Por exemplo: se alguém faz uma crítica é democracia, se você responde é ditadura. Crítica na internet é como cartão amarelo, melhor receber calado - senão vão te acusar justamente de não aceitar críticas. É complicado, só vendo.

Outra: coerência não é pré-requisito. Você pode acusar alguém de covardia anonimamente, ou morar com a mãe aos trinta e tantos e usar o computador dela para chamar alguém de loser. Também é de bom tom ameaçar dar porrada mesmo que o autor da ameaça não more no mesmo estado que o ameaçado, ou não tenha disposição para comaparecer se forem vizinhos. Chamar para a briga no tal "Território Livre" por algum motivo estranho é o equivalente a ganhá-la.

A internet é o futuro, ou pelo menos uma versão beta do futuro, já que a tendência é que em pouco tempo tudo esteja conectado num sistema complexo de gadgets intercomunicantes, e nem quero imaginar as tragédias causadas por vibradores com acesso direto à rede. E pelo menos no que tange as regras de civilidade, o futuro é a volta à barbárie.


O ataque dos telepatas assassinos
Concorrência desleal
A morte do sapo
Disposição contrária
To be or to appear to be, that is the etc etc
Kill kill kill the poor
As portas da percepção
Patrulha de Elite
A questão do conteúdo
A inteligência em mãos erradas
O Brasil é um país sem o que mesmo?
Coleção primeiros passos: o que é didatismo
Humor anal
Um mundo de possibilidades
O Homem superando os meus limites