Revista Zé Pereira
Compre Aqui
Embarque

Mal Necessário

A questão do conteúdo

Arnaldo Branco

A classe artística é um meio formado em sua totalidade por gente que parece artista. Até para efeito de reconhecimento por seus pares, público e crítica, o auteur precisa adotar a indumentária típica. Isso não é uma crítica, é uma constatação, como diria alguém de algum fato consumado como a calvície semi-secreta do Gerald Thomas.

Mas além dos óculos, corte de cabelo e moleton retrô adequados, o artista moderno precisa de uma qualidade distintiva rara e fundamental para estabelecer sua posição no metiér. Perdeu quem apostou no talento, aliás como sempre; é na verdade o bom-gosto.

Hoje, para provar um suposto pendor artístico, antes de demonstrá-lo é necessário saber identificá-lo nos outros, predecessores ou contemporâneos. Saber citar, principalmente em entrevistas, é etapa obrigatória nas atribuições das nossas mentes criadoras. Também é importante saber que artistas rejeitar publicamente, com um riso de escárnio e um comentário superficial e genérico para dar a idéia que você efetivamente leu, assistiu ou ouviu alguma coisa deles.

Sei que o bom-gosto é um conceito abstrato, e com hífen acho que é até um anacronismo, mas hoje constitui um dos raros meios de que a crítica dispõe para constatar se um autor deve ou não ser levado a sério. Até porque não tem tempo para acompanhar todos os lançamentos e nem referências pra saber o que é bom ou não, já que quem topa esse tipo de trabalho com certeza não teve pais que pudessem pagar uma boa educação.

Chegará o dia em que ninguém fará uma resenha sem consultar as estantes do autor, para saber se pelo menos comprou os livros, discos e filmes certos. Vai ser meio caminho andado para o crítico. Depois, é só dar uma olhada no guarda-roupa.


O ataque dos telepatas assassinos
Concorrência desleal
A morte do sapo
Disposição contrária
To be or to appear to be, that is the etc etc
Kill kill kill the poor
As portas da percepção
Home of the brave, land of the free
Patrulha de Elite
A inteligência em mãos erradas
O Brasil é um país sem o que mesmo?
Coleção primeiros passos: o que é didatismo
Humor anal
Um mundo de possibilidades
O Homem superando os meus limites