Revista Zé Pereira
Compre Aqui
Embarque

Mal Necessário

Coleção Primeiros Passos: O que é Didatismo

Arnaldo Branco

O problema com esses filmes recentes sobre a ditadura militar é que os atores falam igual aos livros do Elio Gaspari. Neles não existe diálogo sem função - o contexto é algo para se falar a respeito, e não para simplesmente inserir os personagens. Os diretores desses filmes parecem abrir mão da verossimilhança pela certeza que o público vai entender a mensagem.

O ditado reza que quando o artista precisa se explicar para o público, um dos dois é débil mental, mas a burrice ou a falta de talento sozinhas não explicam a fascinação dos nossos auteurs pelo didatismo. É a nossa culpa, católica e às vezes jurídica que explica a crença fundamental no caráter educacional da arte.

Aqui, até o cenário se associa às intenções informativas da obra. Lembro de uma cena de rua em um filme passado nos anos 60 em que a fachada de um cinema prometia nada mais nada menos que "Deus e o Diabo na Terra do Sol". Assim é a paisagem nas nossas produções, sempre prontas a aludir a obras fundamentais para a compreensão da época retratada ao invés de algum filme do Jerry Lewis ou uma sessão dupla de kung fu.

O artista brasileiro se sente frustrado se perde a oportunidade de aborrecer o público, talvez na esperança de expulsá-lo definitivamente de nossas salas de projeção para que desista dessa diversão pequeno-burguesa e se ocupe de coisas mais importantes para nosso desenvolvimento enquanto nação. Deve ser por isso que nossos cineastas são remunerados através da isenção fiscal - prestam um serviço ao governo e ainda fazem os beneficiados (os contribuintes) participarem de uma espécie de consórcio da conscientização.

Se os filmes nacionais parecem chatos, é porque entreter é considerado um crime de lesa-discurso - existe a necessidade dedesossar uma narrativa de toda distração para que o principal fio condutor seja o sermão. Veja pelo lado bom: em comparação a um comício do Fidel nossos filmes até são curtos.


O ataque dos telepatas assassinos
Concorrência desleal
A morte do sapo
Disposição contrária
To be or to appear to be, that is the etc etc
Kill kill kill the poor
As portas da percepção
Home of the brave, land of the free
Patrulha de Elite
A questão do conteúdo
A inteligência em mãos erradas
O Brasil é um país sem o que mesmo?
Humor Anal
Um mundo de possibilidades
O Homem superando os meus limites