Festival do Rio 2007 | Revista Zé Pereira
Revista Zé Pereira #1 Fácil me encontrar R$ 2,00 COMPRE AQUI
Festival do Rio 2007

Segunda-feira, 1 de Outubro de 2007

Visão de jogo

Por Arnaldo Branco

Enrolado com matérias para várias revistas e pornografia online, não vi nenhum filme este fim de semana. Mas bati ponto no Maracanã para Flamengo x Atlético, onde a torcida, enfrentando mais uma vez a fraca concorrência do time, roubou o espetáculo.

O Flamengo é muito parecido com o cinema nacional: tem grande público consumidor potencial, mas é deficitário. Um dos motivos é o material humano disponível e a falta de peças de reposição - sai Cacá Diegues e entra Moacyr Góes? Jeez. E outra: por que filmamos pouco o futebol? O Canal 100 deve ter deixado mais fotogramas na memória do público do que qualquer filme da retomada com a possível exceção de Olga, difícil de esquecer como qualquer experiência traumática.

Nelson dizia que nossos escritores não sabiam bater um escanteio, mas aliviou para os cineastas. É impressionante que o número de filmes de ficção sobre o assunto seja residual e inacreditável que alguns tenham sido estrelados por pernas de pau do naipe de Edson Celulari e André Gonçalves. O futebol é o óbvio ululante.