29 de janeiro de 2010
Com a poronga na cabeça
BLOG, Carnaval 2010
Uma amiga diz que Carnaval é que nem viagem: começa bem antes de colocarmos o pé no avião, no carro ou na Avenida. E é mesmo. Há dias eu e ela não dormimos direito pensando na fantasia que escolhemos pra desfilar no Imprensa Que Eu Gamo. Como Carnaval é coisa seríssima, não tiramos a poronga da cabeça desde que decidimos ser mulheres que extraem a seiva do pau. Gente, parece sacanagem, mas não é não. As mulheres seringueiras passam o dia com a poronga na cabeça tirando a érvia das árvores, érvia essa também conhecida como seiva, ou leite, como preferirem. E poronga é uma armação que elas carregam na cabeça para apoiar um tipo de lampião que ilumina suas noites frias e solitárias.
Como não há mulher seringueira sem uma árvore pra chamar de sua, convocamos um amigo, o Mário, pra fazer as vezes do pau, quer dizer, da árvore da qual extrairemos o leite, seiva ou érvia, como preferirem. Tremendo cara de pau o Mário. Se você vir alguém enrolado em papel crepom marrom, vestindo uma camisinha na cabeça, carregando uma lata de óleo de peroba e com umas coisas estranhas penduradas pelo corpo, vai lá e pergunta: você é o Mário? Se não for ele e o cara perguntar “que Mário?” e você responder o mesmo que 99,99% das pessoas respondem quando essa pergunta surge, nós não nos responsabilizamos pelas conseqüências.
Para esclarecer e vocês não ficarem achando que a gente só pensa em sacanagem no carnaval, a camisinha na cabeça dele é pra lembrar que é graças ao látex produzido a partir da seiva da seringueira (ou do leite do pau, como preferirem) que esses preservativos são fabricados. Folia também é cultura!
Ufa! Fantasia pronta, purpurina surgindo de todos os cantos do meu apartamento, transformado em barracão pra Joãozinho nenhum botar defeito, porongas fabricadas, paetês aplicados. Coisa de profissional. Já dá pra dormir em sossego. Descansemos na santa paz da folia que se anuncia. Amém.
Nos vemos no Imprensa amanhã.
E domingo tem Desculpa pra Beber, das 17 às 20 hs, no Joaquina da Cobal do Humaitá, quando vamos ensaiar o samba Sacudindo o Humaitá. Se você já quiser ir aprendendo a letra pra não fazer feio no dia do desfile, que vai ser na terça de carnaval, é só aparecer lá. Ah, e pra ser premiado com uma cerveja estupidificadamente gelada, é só chegar e me dizer quais são os 33 blocos citados na História de Vingança e Carnaval no Boteco Barangal. Aí é só escolher: Antártica, Brahma ou Skol?
2 comentários para “Com a poronga na cabeça”
Deixe um comentário
- Crentes que sambam
- “Ritmo de festaaaaaa…”
- Uma canção ao cair da tarde: “Mulher, mulher, mulher”, Neguinho da Beija-Flor
- Lenda urbana
- Sabadão
- História de vingança e Carnaval no Boteco Barangal (parte II – O bafafá)
- Batentope-dicas de Carnaval
- Samba no pé e em DVD
- Imprensa o meu salário que eu gosto
- Com a poronga na cabeça
- Desculpa pra brincar











4 de fevereiro de 2010 às 11:38
Legal, legal, mas continuo sem saber o que raios ser poronga…
4 de fevereiro de 2010 às 11:53
Cyber, olha as fotos lá no FB. Não é possível que vc não descubra. Até o Ed descobriu!! rsrsrs Uma imagem vale mais do que mil palavras? bjobjo